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segunda-feira, 22 de abril de 2013

Office 365 Midsize: Microsoft foca em médias empresas, atendidas por parceiros


A Microsoft Brasil anunciou no dia 17 de abril a disponibilidade no país das novas versões do Office 365 para empresas. O produto inclui o tradicional pacote de produtividade na nuvem, aliado com serviços de produtividade como correio eletrônico corporativo (Exchange), colaboração, intranet, mídia social corporativa e comunicação unificada (via Sharepoint, Yammer e Lync), entre outros.


O Office 365 é disponibilizado na nuvem, mediante assinatura mensal ou annual, ou pelo modelo de licenças perpétuas, na caixinha, porém sem direito ao Exchange, Lync, Yammer e Sharepoint.

Já disponível no Brasil nas versões para consumidores finais, o produto agora será vendido em três grandes formatos:
- 365 Small Business Premium: para até dez estações de trabalho. É o Office Home & Business 2013 no modelo caixinha.
- 365 Midsize Business: para empresas que possuem entre 11 e 250 estações de trabalho. Também chamado de Office M – na caixinha, é o Office Standard 2013 – deve ser o carro chefe no Brasil, através dos contratos de volume para pequenas e médias empresas.
­- Office 365 Enterprise & Government: com seus palnos E, é indicado para grandes empresas, com mais de 250 estações. Na licença perpétua, é o Office Professional Plus 2013.

De acordo com o gerente geral de Office da Microsoft Brasil, Eduardo Campos, as mais de 15 mil revendas de software no Brasil irão vender o produto no modelo de assinatura anual. Isso significa que os canais que hoje estão focados nas vendas das licenças tradicionais, passarão a ter acesso ao novo modelo de oferta, antes só disponível através da venda direta na nuvem.

Recursos disponíveis
Em todas as versões, as empresas poderão oferecer aos seus funcionários que utilizam PCs ou MACs, o acesso a todos os aplicativos já conhecidos do Office, disponíveis para instalação em até cinco máquinas ou para utilização pela web via navegador, além de recursos de e-mail de nível corporativo, calendários compartilhados, reuniões virtuais com até 250 participantes e solução de arquivamento, colaboração e edição de documentos. Os usuários terão também suporte telefônico em horário comercial.

Preços
Os preços devem ser os mesmos cobrados desde o fim de fevereiro no mercado americano, acrescidos dos impostos. Os contratos mensais são adquiridos diretamente no site da Microsoft e os anuais por meio das revendas.

- 365 Small Business: a licença anual custará cerca de US$ 149, ou US$ 15 mensais por usuário.
- Office M: US$ 180 a anual e até US$ 15 por mês.
- 365 Enterprise: US$ 240 a anual, que equivale a US$ 20 por usuário por mês. Nos contratos por volume esses valores podem cair significativamente. Há licenças saindo por entre US$ 1 e US$ 3 por mês, por usuário.

Adoção
Ao contrário do que vem acontecendo no mercado americano, em que as grandes empresas que compõem o grosso da receita da Microsoft ainda não migraram das licenças perpétuas para o modelo de assinatura anual, no Brasil, nos últimos 18 meses, um em cada cinco clientes de grande porte da Microsoft adotou o modelo, um em cada sete no útlimo ano.

A solução já roda em organizações como Lojas Renner, Globosat, TV Record, Kroton Educaional, entre outras. A Odebrecht, multinacional presente em mais de 20 países, adquiriu o Microsoft SharePoint 2013 antes mesmo que ele fosse lançado no mercado mundial, no modelo de adoção antecipada. Outra empresa que também participou de um piloto com o SharePoint foi a Braskem, com atuação no setor químico e petroquímico.

A experiência da TV Record foi com o uso do Lync Server 2013, que ajudou a controlar os custos das contas telefônicas e dos serviços de conferência durante as transmissões dos Jogos Olímpicos de 2012. A emissora usou o produto durante os jogos para garantir que as equipes em cada país pudessem compartilhar ideias e planejar cuidadosamente as transmissões.

Médias e pequenas empresas na mira
De acordo com Eduardo Campos, o número de pequenas e médias empresas que escolheram o Office 365 cresceu 150% nos últimos 12 meses no Brasil, repetindo o fenômeno ocorrido nos Estados Unidos.

Segundo dados da empresa, 90% dos clientes do Office 365 são empresas com menos de 50 empregados, sendo a pequena empresa o núcleo da base de clientes do produto. Lá fora, a maioria dos clientes e parceiros adotou o produto original como um substituto para o Small Business Server, um pacote de aplicativos barato para servidores on-premise. Isso faz sentido, pois, como nas pequenas empresas muitas vezes falta a equipe de TI, ou orçamento para pagar um parceiro, o pacote Small Business facilita o acesso ao Office.

Para serem competitivas, as revendas terão que fomentar uma relação recorrente com os clientes, por meio do fornecimento de serviços e consultoria especializada, principalmente para atendimento às médias empresas, para implantação de e-mail corporativo, ferramentas de colaboração e de comunicação.

Fonte: Site Computer World

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