Os ataques direcionados
tiveram um aumento de 42% em 2012. Esse tipo de ataque, comumente usado em
espionagem industrial para roubar informações valiosas e confidenciais, está
cada vez mais atingindo o setor de manufatura e as pequenas empresas, alvos de
31% dos ataques direcionados em 2012. Os dados integram o Relatório de Ameaças
à Segurança na Internet, Volume 18, divulgado pela Symantec no dia 16 de abril.
De acordo com o documento,
as PMEs são alvos atraentes pois são um caminho para chegar às grandes empresas,
por meio de técnicas como a Watering Hole, quando o criminoso infecta um site
ou blog de uma pequena empresa, que ao ser acessado pela vítima, instala
silenciosamente uma carga de ataque direcionada no computador. Além disso, o
estudo apontou que os consumidores continuam vulneráveis ao Ransomware e a
ameaças móveis, particularmente na plataforma Android.
“O relatório deste ano
mostra que os cibercriminosos não estão reduzindo suas atividades e continuam a
planejar novas maneiras de roubar informações de organizações de todos os
tamanhos. A sofisticação dos ataques, combinada com a atual complexidade da TI
– a exemplo de virtualização, mobilidade e nuvem – exige que as empresas se
mantenham pró-ativas e usem medidas de segurança com defesa avançada para
prevenir ataques”, explicou o Estrategista em Segurança da Symantec para o
Brasil, André Carrareto.
Destaques do
relatório
Pequenas empresas são o caminho de menor resistência para ataques
direcionados
Os ataques direcionados com
um objetivo específico estão crescendo mais entre as companhias com menos de 250 colaboradores. As pequenas empresas
contabilizam 31% de todos os ataques,
um crescimento de três vezes em comparação a 2011.
Os ataques baseados na web
aumentaram 30% em 2012, muitos
originados de sites comprometidos de pequenas empresas.
Setor de manufatura e
profissionais de vendas se tornam alvos primários
Por ir atrás das empresas
de manufatura na cadeia logística, os atacantes frequentemente obtêm acesso a
informações confidenciais de uma empresa maior. Além disso, os executivos não são
mais o alvo principal. Em 2012, as vítimas mais comuns desses tipos de ataques
em todos os setores foram os pesquisadores com acesso à propriedade intelectual,
27% das vítimas, e os profissionais
de vendas, 24%.
Malware móvel, mídias sociais e sites maliciosos colocam consumidores e
empresas em risco
Em 2012, o malware móvel
aumentou 58%. 32% de todas as ameaças móveis tentaram roubar informações, como
endereços de e-mail e números de telefone.
Além disso, 61% dos site maliciosos são, na
verdade, sites legítimos que foram comprometidos e infectados. Websites
corporativos, de tecnologia e de compras estiveram entre os cinco principais
tipos de sites hospedeiros de infecções.
Fonte: Symantec
Nenhum comentário:
Postar um comentário