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quarta-feira, 17 de abril de 2013

PMEs se tornaram alvos atraentes para ataques direcionados


Os ataques direcionados tiveram um aumento de 42% em 2012. Esse tipo de ataque, comumente usado em espionagem industrial para roubar informações valiosas e confidenciais, está cada vez mais atingindo o setor de manufatura e as pequenas empresas, alvos de 31% dos ataques direcionados em 2012. Os dados integram o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, Volume 18, divulgado pela Symantec no dia 16 de abril.


De acordo com o documento, as PMEs são alvos atraentes pois são um caminho para chegar às grandes empresas, por meio de técnicas como a Watering Hole, quando o criminoso infecta um site ou blog de uma pequena empresa, que ao ser acessado pela vítima, instala silenciosamente uma carga de ataque direcionada no computador. Além disso, o estudo apontou que os consumidores continuam vulneráveis ao Ransomware e a ameaças móveis, particularmente na plataforma Android.

“O relatório deste ano mostra que os cibercriminosos não estão reduzindo suas atividades e continuam a planejar novas maneiras de roubar informações de organizações de todos os tamanhos. A sofisticação dos ataques, combinada com a atual complexidade da TI – a exemplo de virtualização, mobilidade e nuvem – exige que as empresas se mantenham pró-ativas e usem medidas de segurança com defesa avançada para prevenir ataques”, explicou o Estrategista em Segurança da Symantec para o Brasil, André Carrareto.

Destaques do relatório

Pequenas empresas são o caminho de menor resistência para ataques direcionados
Os ataques direcionados com um objetivo específico estão crescendo mais entre as companhias com menos de 250 colaboradores. As pequenas empresas contabilizam 31% de todos os ataques, um crescimento de três vezes em comparação a 2011.
Os ataques baseados na web aumentaram 30% em 2012, muitos originados de sites comprometidos de pequenas empresas.

Setor de manufatura e profissionais de vendas se tornam alvos primários
Por ir atrás das empresas de manufatura na cadeia logística, os atacantes frequentemente obtêm acesso a informações confidenciais de uma empresa maior. Além disso, os executivos não são mais o alvo principal. Em 2012, as vítimas mais comuns desses tipos de ataques em todos os setores foram os pesquisadores com acesso à propriedade intelectual, 27% das vítimas, e os profissionais de vendas, 24%.

Malware móvel, mídias sociais e sites maliciosos colocam consumidores e empresas em risco
Em 2012, o malware móvel aumentou 58%. 32% de todas as ameaças móveis tentaram roubar informações, como endereços de e-mail e números de telefone.
Além disso, 61% dos site maliciosos são, na verdade, sites legítimos que foram comprometidos e infectados. Websites corporativos, de tecnologia e de compras estiveram entre os cinco principais tipos de sites hospedeiros de infecções.

Fonte: Symantec

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