
Normalmente, serviços
pagos contam com uma segurança maior, pois possuem recursos otimizados a fim de
oferecer um sistema de qualidade para seus clientes. Especialmente desenhados
para o ambiente corporativo, muitos deles incluem em seus SLAs cláusulas que
podem ser discutidas (e às vezes modificadas) antes do fechamento do contrato.
Criar regras internas e
deixar todos os funcionários cientes sobre as boas práticas de utilização do
serviço também são pontos importantes para garantir a segurança dos dados
incluídos na nuvem, bem como solicitar ao provedor do sistema configurações
específicas que ofereçam privilégios aos diferentes níveis hierárquicos que
compõem o quadro de colaboradores das empresas. Contar com a possibilidade de
criptografar determinadas informações e promover monitoramentos periódicos
certamente também ajudará em casos sigilosos.
De acordo com o Gartner,
neste ano as companhias deverão mudar a forma como administram sua segurança no
armazenamento de dados em nuvem, reinventando a forma como trabalham com
questões de privacidade e acessibilidade. Para os especialistas, a TI deverá
estar preparada para novos desafios e possuir conhecimentos técnicos capazes de
criar e manter medidas preventivas.
Fonte: Site IDGNow
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