
A Apple
diz que produtos como o Pages são os aplicativos de escritório mais bonitos
para o iPad e seus outros aparelhos. Mas com o Office para iPad, a Microsoft
roubou a coroa.
O produto
O Office
para iPad é uma coletânea de três apps: Word, Power Point e Excel. O OneNote
para iPad está disponível desde 2011, e outros apps como o Lync, Skype e Yammer
também estão disponíveis na App Store. Os novos apps rodam em iPads com o iOS
7.0 ou superior, e são gratuitos: com eles você pode ver e apresentar documentos
criados no PC, por exemplo. Você também pode acessar documentos armazenados no
OneDrive, OneDrive for Business e SharePoint.
Mas para
criar ou editar documentos, é necessário ter uma assinatura do Office 365, que
custa R$ 21 mensais ou R$ 209 por ano. Essa assinatura também dá direito a
instalar o Office em até 5 PCs ou MACs, e 5 tablets.
Feito para o toque
De acordo
com a Microsoft, o Office para iPad é uma versão especializada do pacote,
projetada especificamente para essa plataforma. Ele representa uma experiência
“destilada”, apresentada de acordo com a estética do iOS.
As
funções mais usadas são organizadas de forma bem intuitiva, usando uma “ribbon”
com ícones no topo da tela. No Word, por exemplo, o Office para iPad preserva o
recurso de criar notas de rodapé, mas não tem as funções de Mala Direta e
Referências.
Trabalhar
com texto no Office para iPad é algo intuitivo para qualquer um que já usou o
iOS. Tocar em uma palavra move o cursor para aquele local, e tocar duas vezes
cria barras que você pode arrastar para selecionar um bloco de texto. Segurar e
soltar o dedo mostra uma série de opções para a seleção ou inserção de texto.
Segurar o dedo sobre o texto mostra o ícone da lupa.
Tocar é
simplesmente muito intuitivo para mover imagens e redimensionar os títulos de
slides no Power Point, principalmente porque o texto se realinha
automaticamente para “fluir“ ao redor da imagem.
A maioria dos recursos foi preservada
Ocasionalmente,
a Microsoft se deixa levar pela nova interface. Um exemplo é a função
“Localizar e Substituir“, de uso muito comum. No Word 2013 basta digitar Ctrl+F
para abrir um menu. No Office para iPad não há atalhos de teclado. Para
encontrar uma palavra é preciso clicar no ícone da lupa no canto superior
direito da tela, e depois na engrenagem no canto esquerdo para, daí sim,
encontrar o recurso que estava procurando. Não chega a ser completamente
contraintuitivo, mas é incômodo.
No geral,
o Office para iPad mantém alguns dos recursos que se tornaram quase uma marca
registrada do programa, incluindo a capacidade de rastrear mudanças e a
co-autoria de documentos. O rastreamento de mudanças ocupa a maior parte do
menu Review no Word para iPad e parece especialmente bem implementado. A
co-autoria também é suportada, assim várias pessoas podem trabalhar em um
documento ao mesmo tempo.
A omissão
notável é a impressão, o que parece inexplicável em um pacote de escritório. Os
executivos da empresa deixaram implícito que este recurso será adicionado em
uma versão futura, em breve.
Em termos
de recursos, comparar as Office Web Apps com o Office para iPad mostra que a
versão para tablets está alguns passos atrás da versão online. No Word na web,
por exemplo, é possível adicionar uma forma ou nota de rodapé a um trecho de
texto, recurso que não está disponível na versão iPad. Mas todo o resto é
idêntico entre as versões. Como no Word online, a versão para iPad tem um
corretor ortográfico, mas não tem verificação gramatical ou dicionário. E os usuários
experientes irão notar que alguns dos recursos mais avançados para a formatação
de sessões não estão disponíveis.
Por outro
lado, alguns pequenos toques ajudam a amenizar qualquer angústia que possa ser
causada por estas omissões. Por exemplo, a Microsoft incluiu um teclado
customizado no Excel para facilitar a entrada de dados e fórmulas. E por sua
vez as fórmulas – e não funções, como são chamadas no Excel online – estão
organizadas por categoria, de forma similar a como o Excel 2013 as organiza.
Novamente, os modelos – 16 no Excel para iPad contra 9 no online, e 26 na
versão desktop – se mostram excepcionalmente úteis, bem como as opções padrão
para gráficos.
Uma ferramenta sólida
Um
recurso que a Microsoft deixou de fora são as funções relacionadas a “Live Data”,
como o PowerMap, parte do PowerBI no Office 2013. A empresa sinalizou que irá
adicionar novos recursos no futuro.
Fonte: http://macworldbrasil.com.br/reviews/2014/03/31/office-para-ipad-deixa-seu-tablet-realmente-produtivo/
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