Entrada

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gerenciamento do BlackBerry com o Office 365


Os BlackBerry® Business Cloud Services oferecem às empresas uma forma simples e acessível de gerenciar os smartphones BlackBerry com o Microsoft® Office 365.
Disponível sem custo adicional para os usuários do plano empresarial Microsoft Office 365, este serviço é hospedado pela Research In Motion® (RIM®). Ele conecta de forma segura e direta o Microsoft® Exchange Online aos smartphones BlackBerry para que os usuários possam acessar e-mail, tarefas, notas, calendário e contatos sincronizados.


A interface web é intuitiva e disponibiliza em qualquer lugar as ferramentas que os administradores precisam para realizar tarefas comuns, como redefinir senhas, localizar ou bloquear dispositivos perdidos e apagar os dados neles armazenados.


Os usuários finais têm que iniciar sessão apenas uma vez para usar o Office 365 e os BlackBerry Business Cloud Services e ter acesso às opções on-line de autoatendimento que tornam o gerenciamento de dispositivos eficiente.

Fonte: http://br.blackberry.com/business/software/cloudservices.jsp

terça-feira, 27 de março de 2012

IDC apresenta as previsões para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2012

A IDC Brasil divulgou neste mês o seu relatório anual com análises do cenário da indústria de TI e Telecom, as tendências dos usuários e as estratégias de fornecedores de TI para 2012. Entre as previsões para este ano, está o crescimento e a qualificação da cloud computing.
Confira as principais tendências para este ano:

1- Década de prosperidade fez o Brasil ser “desejado“, o que o ajudará nos próximos anos.
A década de 2000 a 2010 foi bastante próspera para o Brasil. Mais de 30% da população ingressou na classe média. Segundo o IDC, o mercado brasileiro de TI deve continuar forte, crescendo o dobro da média mundial.

2- Pela primeira vez, metade das residências no Brasil terá pelo menos um computador.
O número de computadores e dispositivos móveis continuará crescendo em 2012. A expectativa é que sejam vendidos 17,6 milhões de computadores este ano, sendo que 3 milhões serão considerados o primeiro PC de uma residência.
A IDC prevê ainda que sejam comercializados 2,2 milhões de tablets e 15,5 milhões de smartphones no Brasil, em 2012.

3- Consumerização: elite experiente em TI traz inovação da sua vida para a empresa.
Segundo a IDC, em 2011 foi realizada uma pesquisa que apontou que 42% das empresas no Brasil, possuem funcionários utilizando seus próprios dispositivos móveis para acessar informações corporativas. A expectativa é de que neste ano o número chegue a 50%.
Devido a esse crescimento, as companhias terão que investir no gerenciamento de dispositivos.

4- Expansão da rede móvel alcançará dimensões críticas.
Os dados móveis continuarão crescendo a taxas exponenciais. A previsão da IDC é de que o mercado supere os R$ 13 bilhões em faturamento, em 2012. O grande desafio no país é oferecer banda larga de alta frequência.

5- Cloud computing – Um novo patamar na nuvem pública.
É evidente a maturidade e o aumento da confiabilidade do mercado comprador com respeito ao modelo de negócios Cloud Computing. As previsões da IDC apontam para uma maior qualificação na contratação de serviços de Cloud: SaaS (Software como Serviço), que são soluções mais complexas e mais inteligentes como, por exemplo, ERP, CRM e BI, e que deverão praticamente dobrar suas receitas nesse ano de 2012. Já em IaaS (Infraestrutura como Serviço), a evolução se constatará na contratação de “Capacidade de processamento as a Service”, “Rede as a Service” e “Storage as a Service”.
De acordo com o presidente da IDC, Mauro Peres, em pesquisa realizada no ano de 2010, 55% das empresas afirmavam não ter nenhum plano de investir em nuvem. Em 2011, esse número caiu para 27%. Atualmente, a adoção já suporta algumas ferramentas mais complexas e cloud não é mais uma promessa.

6- Serviços de datacenter – O crescimento continuará alto.
Mantendo a tendência dos últimos três anos, Data Center Services se manterá como a área de maior crescimento de receitas no mercado de serviços de TI. A previsão é de que ainda neste ano haja uma elevação de 13% nas receitas deste segmento.
O crescimento contínuo da demanda ainda é maior do que a velocidade de expansão dos provedores atuais em atendê-lo. A IDC prevê que um grande aumento da construção de novos Data Centers no Brasil nos anos de 2012 e 2013. Nesse cenário, aumentará a participação de provedores multinacionais no mercado brasileiro por meio da construção de novos sites ou pela aquisição de players nacionais, como ocorreu no ano de 2011.
Segundo a IDC, o avanço incontestável na compreensão e aceitação do modelo de negócio de Cloud Computing ampliará a contratação de serviços de Data Center pelas pequenas e médias empresas.

7- Big Data: um “Big”desafio.
Se há um segmento com potencial de larga expansão é o de Big Data. Para a IDC, em 2012 o desafio deste setor está em lidar com quatro aspectos: volume de dados gerados; variedade de fontes dos dados e diversidade do tipo de dado (estruturado, fotos, vídeos, e-mails, arquivos, geoinformação, planilha, textos etc); velocidade de processamento dos dados e disponibilização da informação; e valor produzido.
O cenário mostra que mais da metade das empresas não conseguirá avaliar quais aspectos serão mais críticos para o seu negócio e por consequência não terá iniciativas em relação à Big Data. Apesar disso, mais da metade das empresas brasileiras de grande porte investirá em soluções de BI em 2012.

8. Aumento expressivo nas ofertas de appliances não terá a mesma contrapartida na demanda.
Em 2012, a oferta de appliances com funções analíticas será grande, porém com algumas adaptações ao mercado brasileiro, que é sensível a preço. Será necessária uma combinação entre custos baixos e boa performance para poder gerar uma oferta atrativa.
O que a IDC prevê é que as parcerias entre empresas fabricantes de hardware com as empresas de software e os canais especializados em BI / BA se intensificarão para oferecer esta solução.

9. Os mercados de servidores e storage crescerão modestamente
Os Data Centers mundiais com presença no Brasil, a partir de 2012, começarão a utilizar Hyperscale Servers (servidores ultra densos) para reduzir o espaço ocupado e, por consequência, os custos operacionais. É esperada a aceleração na adoção de Microservers por pequenas empresas, juntamente com a aquisição de sistema operacional oficial, para a profissionalização do ambiente de TI (substituindo os desktops utilizados com servidores).

10. O impacto da Copa nos investimentos em TI só será sentido com mais intensidade em 2013
 Copa do Mundo é um evento que movimentará os investimentos de TI nos próximos anos. Porém, menos de 5% das instituições públicas terão a Copa do Mundo como prioridade de TI em 2012.
A criação do centro de transmissão digital exigida pela FIFA será um dos grandes impulsionadores no aumento das vendas de servidores e storage para abastecer as centrais de monitoramento das cidades que terão de armazenar e processar uma grande quantidade de imagens. As maiores oportunidades em 2012 estarão nos mercados de equipamentos e serviços de telecomunicações. 

Fonte: www.idclatin.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

Office 365 pode ser acessado por dispositivos móveis

O Office 365, ferramenta de produtividade na nuvem da Microsoft, uma das parceiras da Support, pode ser acessado pelo iPhone, telefones com Android e Symbian, smartphones BlackBerry, Windows Mobile e Windows Phones. O usuário poderá consultar e-mails, agenda, contatos e documentos da empresa, além de compartilhar dados e informações de qualquer lugar.
Conheça a integração do Windows Phone com o Office 365 no vídeo abaixo, captado pelo programa Em Foco, da IT Web TV, no lançamento do produto no Brasil, ocorrido em novembro de 2011.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bate-papo sobre TI

A Support Informática reuniu um grupo de clientes no fim de tarde desta quarta-feira, dia 21 de março, para um bate-papo sobre Tecnologia da Informação. Batizado de Happy Support, o encontro foi realizado na Croasonho do Shopping Iguatemi e contou com a participação das empresas Neobus, Metadados e Spheros.
A conversa teve como temas os desafios da segurança da informação em relação ao aumento crescente das ameaças virtuais e quais os planos dessas empresas com relação à cloud computing (computação na nuvem), um dos serviços oferecidos pela Support. A computação na nuvem consiste em contratar serviços de softwares de produtividade, como e-mail, comunicação e conferência web, portais de acesso, entre outros, pela internet. Os usuários pagam por aquilo que utilizarem, sem a necessidade de terem tudo instalado no computador.
“A nossa proposta com o Happy Support é de oferecer um momento descontraído para falarmos sobre tecnologia e permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os nossos clientes. O resultado foi bem positivo”, afirma o diretor Comercial da Support, Esequiel Marchetto.
Os encontros do Happy Support devem se repetir nos próximos meses, reunindo clientes e possíveis clientes com interesses em comum na área de TI.

Brasil é o sétimo maior mercado de internet no mundo

O número de usuários ativos de internet no Brasil aumentou 16% em 2011, em relação ao ano anterior, chegando a 46,3 milhões de pessoas. Os dados são do relatório 2012 – Brazil Digital Future in Focus, elaborado pela comScore. Esses números classificam o país como o sétimo maior mercado de internet no mundo.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passaram 26,7 horas, em média, navegando na web em dezembro de 2011. As categorias de sites mais visitados foram os portais e as redes sociais. O destaque das redes sociais foi o Facebook que teve 36,1 milhões de visitantes, que passaram, em média, 4,8 horas no site.
Em relação a vídeos online, foram mais de 4,7 bilhões de visualizações, um aumento de 74% em relação a 2010. O segmento de compras online teve um crescimento de 30% no número de visitas.

Publicidade digital
A pesquisa apontou também que o mercado de publicidade digital continuará crescendo em 2012 no Brasil. Em dezembro de 2011, 62,9 bilhões de impressões online foram veiculadas no país, alcançando 50,8 milhões de usuários da internet.
Os smartphones e tablets, que hoje respondem por 1,5% do tráfego digital no Brasil, devem oferecer grandes oportunidades para anunciantes neste ano. No ano passado, mais de 42% dos pageviews foram originados em tablets e cerca de 55% em smartphones.
A projeção para este ano é que a audiência online continue em ascensão, seguindo o ritmo de crescimento de acesso de categorias como redes sociais, sites de buscas, de vídeos e compras.

Fonte: www.tiinside.com.br

segunda-feira, 12 de março de 2012

Conheça a Consultoria de Licenciamento da Support

Na Support você adquire uma Consultoria de Licenciamento completa. Ela disponibiliza uma equipe especializada para que sua empresa possa explorar todas as ferramentas que as soluções oferecem. A Support facilita e acelera a implantação para as novas tecnologias, personalizando todos os recursos de acordo com as necessidades do seu negócio.
Com a Consultoria de Licenciamento você tem a possibilidade de assessoria em:

Pré-venda
- Avaliação das necessidades e objetivos da empresa
Qual o recurso/benefício que o cliente necessita?

- Análise do ambiente do cliente e definição da solução adequada
Qual a estrutura do cliente que precisa ser considerada?
Qual a solução com melhor retorno sobre o investimento (ROI)?
Avaliação da tecnologia e resultados

- Definição do modelo de compra adequado
Dependendo do fornecedor e dos resultados das análises de objetivo e de ambiente, identificação do modelo ideal: Local ou na Nuvem, Licença de Uso ou Assinatura, serviços adicionais de atualizações e versões de produto

Compra do Produto

Pós-venda
- Registro de licença e/ou processos legais necessários
O que e como devo proceder para garantir adequação legal e acesso aos meus produtos?

- Suporte para uso de portal do fabricante e acesso às mídias/downloads dos produtos

- Suporte para recompra de produto, informações de licenciamento e atualizações em caso de mudanças das exigências legais dos fornecedores

- Administração de vencimento de contrato/licença com aviso antecipado e possibilidade de programação no orçamento. A Support avisa ao cliente para não haver perda de benefícios ou problemas legais com a não renovação do produto.

Support implanta novo sistema de segurança de TI e virtualização da Metadados

A Support foi a contratada pela Metadados para gerenciar a implantação do sistema de segurança de perímetro e de endpoint (antivírus), e virtualização. A Metadados optou pela soluções Microsoft Forefront TMG e pelo Microsoft Hyper-V.
Os novos sistemas foram instalados na matriz da Metadados em Caxias do Sul e na Unidade em Novo Hamburgo. A solução Microsoft Forefront TMG faz a segurança das aplicações para os usuários internos, no que se refere às senhas, acessos, internet, entre outros. A Support assessorou a equipe de TI da empresa no planejamento e implantação de infraestrutura de virtualização (técnica que permite compartilhar e utilizar recursos de um único sistema computacional em outros, denominados de máquinas virtuais), com base nos recursos do Miscrosoft Hyper-V, e na implantação de sistemas de segurança adicionais (antivírus, anti-malware).
Segundo o diretor de Produto e Inovação da Metadados, Gustavo Casarotto, a empresa buscava uma solução completa, segura e com garantias de mercado.
“Notamos a diferença principalmente com relação à sensação de segurança, profissionalismo e autonomia. Estamos com uma solução testada e homologada pelo mercado, uma solução atualizada. E sabemos o quanto é importante se sentir assim quando tratamos de segurança da informação”, afirma Casarotto.
De acordo com o gerente de TI da Metadados, Cesar Blumm, com as novas ferramentas de segurança, a empresa conseguiu mais autonomia para administrar os recursos, sem precisar contatar o fornecedor.
“Hoje, em 95% das vezes conseguimos realizar o gerenciamento por conta própria. Por ser um produto conhecido no mercado, conseguimos encontrar informações sobre ele na internet com facilidade. E com a virtualização, conseguimos mais agilidade para o trabalho e um melhor aproveitamento de hardware”, explica Cesar.
Para 2012, a Metadados está organizando a implantação da gestão de virtualização e inventário completo, além da troca de todos os softwares de gestão. 

Conheça a Metadados
Fundada em 1986, a Metadados é uma empresa de tecnologia, de capital privado e fechado. O seu negócio é oferecer soluções de apoio à gestão de recursos humanos, através de tecnologias e serviços ágeis, confiáveis e inovadores.
A empresa conta hoje com mais de 90 funcionários para atender cerca de 800 clientes, dos mais diversos setores (indústria metal-mecânica, indústria moveleira, indústria calçadista, varejo, indústria da construção, setor da educação, setor da saúde, escritórios de contabilidade, entre outros).

Relatório da Trustwave mostra tendências globais de segurança e violação de dados


A Trustwave divulgou recentemente o relatório Trustwave 2012 Global Security Report. O documento é baseado em investigações e trabalhos realizados junto aos clientes globais da empresa e outros dados públicos de 2011.
As conclusões do relatório estão baseadas em mais de 300 investigações de comprometimento de dados e dois mil testes de intrusão (pentest) realizados em todo o mundo pelo SpiderLabs, o grupo de especialistas em inteligência da Trustwave, focado em testes de segurança de aplicações e tecnologia forense.

As principais conclusões do relatório:
- O que os cibercriminosos querem? Registros dos clientes continuam a ser um alvo importante para os criminosos, pois estes registros compõe a marca de 89% de dados investigados que foram violados, enquanto que segredos comerciais ou de propriedade intelectual correspondem a 6% das violações analisadas, fatos que confirmam que ataques altamente segmentados continuam a ser uma preocupação crescente, já que sua taxa de sucesso é extremamente elevada.

- Investigações de violação de dados estão em ascensão: As investigações realizadas pela Trustwave aumentaram 42% em relação a 2010, totalizando 300 investigações a mais em 18 países.

- Indústrias de Alimentos e Bebidas continuam a ser o maior alvo: Pelo segundo ano, as indústrias de alimentos e bebidas foram as que atingiram os percentuais mais altos de investigação, próximo aos 44%.

- Franquias e redes de lojas, cuidado: A Trustwave descobriu que indústrias que utilizam modelos de franquias de redes de lojas são os principais alvos, porque, normalmente, as franquias costumam usar os mesmos sistemas de TI nas lojas. Se um cibercriminoso puder comprometer um único sistema local, localizado em uma loja franqueada, provavelmente, conseguirá direcionar o ataque para vários locais. Mais de um terço das investigações em 2011 ocorreram em franquias empresariais e este número deve aumentar em 2012.

- Empresas globais têm um problema com senhas: Apesar das manchetes sobre violação de dados devido ao uso de senhas fáceis, as empresas globais ainda permitem que os funcionários e analistas de sistemas usem senhas fracas. Analisando mais de 2 milhões de senhas de negócios, a Trustwave revela que a senha mais comum entre as empresas globais é “Password1”, já que esta satisfaz o aplicativo de segurança Microsoft Active Directory Complexity Setting.

- Cuidado ao abrir anexos: Entre 8h e 9h da manhã (horário da Costa Leste, EUA) é o horário mais provável em que os e-mails enviados estejam com anexo contaminado.

- Auto-Detecção de Ataques e Violações Decepciona: A Detecção de comprometimento interno diminiu em 2011, e apenas 16% das organizações vítimas desse tipo de ataque foram capazes de constatar violação em seus sistemas. Os 84% restantes se basearam na informação enviada a eles por uma entidade externa, como o próprio público. Nesses casos, a análise revelou que invasores já habitavam no sistema das organizações durante 173,5 dias, em média, antes que o ataque fosse percebido.
A Aplicação da lei fortalece o jogo de cibersegurança: A boa notícia para as organizações é que a eficácia da aplicação da lei de detecção de falhas aumentou quase cinco vezes em 2011 em várias partes do mundo.

Principais Recomendações Estratégicas de Segurança para 2012:

- Educação de Funcionários: Os melhores sistemas de detecção de ataques não são apenas especialistas em segurança e tecnologias caras, mas os próprios funcionários. Educação e conscientização desses colaboradores é a principal linha de defesa.
- Identificação de Usuários: Concentre-se em alcançar uma etapa onde cada ação de usuário em seu ambiente seja identificada e monitorada por uma pessoa específica.
- Homogeneização de hardware e software: A fragmentação de plataformas de computação nas empresas é um inimigo da segurança. Reduzir a fragmentação por meio da padronização de hardware e software, e desativar sistemas antigos, irá criar mais homogeneidade no ambiente e isso facilita o gerenciamento, manutenção e proteção.
- Registro de ativos: Um inventário completo ou registro de ativos válidos pode fornecer o discernimento necessário para identificar malwares ou ataques maliciosos.
- Unificação de registro de logs de Atividades: Combinar o mundo físico com o digital, proporciona às organizações novas maneiras de combinar atividades e registros de logs para identificar eventos de segurança mais rapidamente.
- Visualização de eventos: A análise dos registros por si só não é mais suficiente. É preciso adotar métodos de visualização dos eventos de segurança dentro das organizações que melhor identifiquem as brechas de segurança.

Fonte: www.tiinside.com.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

Microsoft disponibiliza download da versão beta do Windows Server 8

A Microsoft disponibilizou a versão beta do Windows Server 8 para download. Anunciado em setembro de 2011, o programa atualiza o código base do principal sistema operacional para servidores da empresa, cuja versão atual é o Windows Server 2008 R2.
A versão beta vai permitir que os administradores testem, avaliem e deem um retorno para a Microsoft enquanto a empresa finaliza o produto para o lançamento comercial.
De acordo com a empresa, o Windows Server 8 inclui diversas melhorias na área de virtualização, gerenciamento multi-máquina e capacidade de hospedagem de aplicativos.

Acesse o endereço abaixo para fazer o download da versão beta do Windows Server 8:


Fonte: idgnow.uol.com.br